Kart Clube Cascavel

O Kartódromo Municipal Delci Damian, em Cascavel, no oeste do Paraná, completa 26 anos em 2018 e foi reinaugurado no ano de 2012 após mais de quatro meses fechado para uma grande reforma, passando a contar com uma estrutura bem mais espaçosa e com várias melhorias que incluiu também a construção de mais sanitários.

A pista, construída em 1992, foi ampliada em 200 metros de comprimento e passou a ter 1,2 km. A largura aumentou de seis para oito metros.

Essa reforma melhorou a segurança dos pilotos e também do público, pois os “Karts” circularão entre a pista e o parque fechado, evitando a passagem pelos boxes. Assim, as pessoas ficam em frente aos boxes para assistir as corridas. Desde que foi inaugurado em 1992, os principais campeonatos realizados no kartódromo foram o Campeonato Brasileiro, Campeonato Sul-Americano, Copa do Brasil e Campeonato Sul-Brasileiro.

O Kart é a modalidade inicial no automobilismo, é a porta de entrada para os jovens que desejam e que querem seguir carreira no esporte. Quase todo o piloto de Fórmula 1 começou a carreira correndo de kart. É como se fosse uma escola, onde ele aprende tudo o que precisa para ingressar nas outras categorias.

Pilotos de Cascavel conquistaram importantes títulos durante esse período, somando cinco títulos no Campeonato Brasileiro de Kart, como por exemplo: o piloto Jaime Melo, também piloto do Mundial de Endurance, conquistou dois títulos na categoria Júnior, nas edições de 1993 e 1994, realizadas em Foz do Iguaçu e em Interlagos. Em 1996, foi a vez do Paulo Pizzoni, que anos mais tarde chegaria à Fórmula 3, conquistar o Brasileiro da Novatos, em Farroupilha.

Cascavel conquistaria um título brasileiro de kart novamente em 2003, em Florianópolis, com Guilherme de Conto na Sudam Júnior. Guilherme também foi bicampeão da Seletiva Petrobrás e chegou a participar da categoria Stock Jr. O último título de piloto cascavelense no Campeonato Brasileiro foi em 2009 com André Pedralli na categoria Júnior na cidade de Goiânia. André, também atuou na F-3 sul-americana pela equipe Bassan em Curitiba e conquistou dois terceiros lugares e agora está na pista pelo Brasileiro em Cascavel, competindo na categoria Graduados.

Em 2016, competindo em casa, sagraram-se campeões da Copa do Brasil de Kart os pilotos Márcio do Lago (Super Sênior), Marcos Fernandes dos Santos (Sênior B) e Mauricio Zaffari (Novatos).